segunda-feira, 16 de junho de 2014

Chamada para artigos - Revista Cerrados, Vol. 24, Número 37 de 2014. "Osman Lins, Noventa Anos".



A Editoria da Revista Cerrados, Qualis A 2, do Programa de Pós Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB), abre chamada para artigos do Volume 24, Número 37, de 2014 intitulado:

Osman Lins, Noventa Anos.

 O escritor pernambucano Osman Lins, nascido em 5 de julho de 1924, em Vitória de Santo Antão, completaria em 2014 noventa anos. Em sua homenagem e considerando a singular recepção da sua obra, marcada por grandes leitores situados em diferentes países, o Número 37 da Revista Cerrados, Revista do Programa de Pós Graduação em Literatura da Universidade de Brasília consagrar-se-á inteiramente à memória do autor em volume reunindo trabalhos que expressem diferentes modos de recepção e da ensaística osmanianas e revelem tanto singularidades de leituras e  interpretações quanto mediações. 
Sua obra divida em contos, romances, teatro e ensaios publicados entre 1955 e 1978 tem desafiado a crítica e provocado reflexões sobre diferentes aspectos – temáticos, formais, filosóficos, sociais. É evidente que um romancista do porte de Osman Lins certamente propicia aos leitores uma visão particular do homem contemporâneo e de seus dilemas, visão esta que se esclarece ainda mais com a leitura e compreensão da obra osmaniana. As inovações de suas narrativas bem como o rigor técnico da elaboração dessas obras, a surpreendente complexidade de composição e a confluência de linguagens representadas na linguagem verbal demandam um trabalho investigativo que toma a obra como lugar da linguagem, como fazer poético e emergir de mundo e instiga os pesquisadores ao desvelamento de seu fazer artístico. 
O Número 37 da Revista Cerrados contará com a coordenação da professora convidada  Profª Drª Elizabeth Hazin (Programa de Pós Graduação em literatura da Universidade de Brasília) que lidera o Grupo de Pesquisa Estudos Osmanianos: arquivo, obra e campo literário, (UnB).
       Os artigos deverão ser enviados para o e-mail revistacerrados@unb.br até o dia 14 de julho impreterivelmente. As normas de publicação são encontradas no website da revista http://seer.bce.unb.br/index.php/cerrados/index.
          A Revista Cerrados aceita a contribuição para artigos unicamente de pesquisadores doutores sendo parte integrante de suas publicações traduções e resenhas. 

Cláudia Falluh Balduino Ferreira
Editora Chefe da Revista Cerrados.


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga lá...